Suplementos Para Emagrecer

Os suplementos para emagrecer podem ser aliados na perda de peso, mas nem sempre estão isentos de riscos.

São muitas as substâncias que integram a lista de componentes dos suplementos alimentares. Entre elas estão as vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras e extratos de plantas, entre outras substâncias. Incluem-se também fórmulas de venda livre para emagrecer.

As fórmulas para emagrecer, têm como função suplementar uma dieta normal e fornecer nutrientes essenciais que ajudam a queimar gordura. Porém só cumprem o seu papel quando integrados numa alimentação equilibrada. Podem até ser prejudiciais, se não tiver cuidados na sua seleção e quantidades ingeridas.

De forma alguma, os suplementos devem substituir um estilo de vida saudável. O uso inadequado pode gerar sobrecargas de nutrientes ao nível do metabolismo e, assim, afetar órgãos como os rins e fígado.

Suplementos Para Emagrecer – Extrato de chá verde

Suplementos Para Emagrecer

Seus constituintes ativos, os flavonoides e os taninos, têm uma forte ação antioxidante e uma ligeira ação diurética.

As folhas de chá verde estimulam a lipólise (queima de gordura) e a termogênese (libertação de calor que resulta da transformação de calorias em energia), favorecendo a eliminação de gordura e limitando o armazenamento de lipídios e glicídios pelo organismo.

A cafeína, que também é um dos seus constituintes permite combater a fadiga associada à perda de peso.

É indicado para casos de necessidade de emagrecimento, prevenção da aterosclerose, redução do colesterol. Pela sua ação antioxidante, ajuda na prevenção do câncer e tratamento de edemas.

Não é indicado para quem sofre de insônia, hipertensão ou anemia. É desaconselhado para crianças, grávidas e lactentes. Observe-se ainda que em excesso, o chá verde pode provocar insônia, aumento da pressão arterial e taquicardia.

Suplementos Para Emagrecer – Alcachofra

A alcachofra, é rica em vitaminas do complexo B, vitamina A e sais minerais, o extrato das suas folhas promove o fluxo da bílis, necessária para a absorção de nutrientes solúveis em gordura e para a desintoxicação do organismo.

Demonstra, ainda, ação antioxidante com resultados na estimulação e regeneração de células hepáticas saudáveis.

Comprovadamente reduz colesterol e do índice glicémico. É excelente como regulador do fígado. Devido as poucas calorias, é recomendada como complemento para emagrecer e pode ser consumida cozida, em chá ou cápsulas.

Não deve ser permitido seu uso quem tem hipersensibilidade à planta ou sofre de obstrução do ducto biliar.

Suplementos Para Emagrecer – Laranja Amarga

  Suplementos Para Emagrecer

A sinefrina e os flavonoides, presentes na sua casca, favorecem a libertação e a combustão das gorduras acumuladas, aumentando a energia corporal e, assim, o metabolismo basal.

Sua ação termo gênica (que ajuda à queima de gordura) favorece a perda de peso, estimula a síntese de proteína e impede a perda de massa muscular.

A laranja amarga ajuda a eliminar a celulite e a controlar o apetite. Ela é usada na medicina chinesa, no tratamento de digestões difíceis e na eliminação de toxinas.

A laranja amarga é indicada para queimar gordura e promover o emagrecimento, eleva os níveis de energia e o metabolismo.

Mesmo que a sua eficácia seja discutida, a sinefrina tem ganho popularidade como alternativa à efedrina (uma substância proibida em muitos países devido a efeitos como risco de doença cardíaca).

As duas substâncias têm efeitos secundários similares, nomeadamente hipertensão, arritmias, perda de apetite, insônia, ansiedade, edema pulmonar ou dor de cabeça.

Suplementos Para Emagrecer – L-Carnitina

A L-Carnitina tem um papel relevante no metabolismo das gorduras, sobretudo nas células dos músculos do coração, uma vez que aumenta a conversão de ácidos graxos em energia.

Ela favorece a redução de triglicerídeos e aumenta os níveis do bom colesterol. Ajuda na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares.

É indicada para o emagrecimento, prevenção da aterosclerose, da angina de peito e das arritmias cardíacas.

Ainda ajuda, a diminuir as gorduras a nível hepático e a favorecer o tônus muscular em atletas, particularmente culturistas.

Não existem contraindicações, desde que a dose diária recomendada não seja excedida.

Suplementos Para Emagrecer – Cromo

Este é um mineral essencial que potência a função da insulina, responsável pela redistribuição de açúcar no organismo.

Além disso, pode ser usado como complemento na perda de peso pois, quando ligado a um aminoácido, ajuda a manter o metabolismo saudável, favorece a queima de gordura, a perda de peso e o aumento da massa muscular.

O cromo não é indicado para diabéticos ou paciente renal. Sua ingestão não é permitida para grávidas e crianças.

Suplementos Para Emagrecer – Fibras para controlar o apetite

  • Goma  Guar

Suplementos Para Emagrecer

Trata-se de uma fibra com efeito sobre a saciedade que retarda a absorção de glicose (que regula a secreção de insulina pelo pâncreas), ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Não deve ser tomada por pessoas que sofrem de estenose esofágica, pilórica ou intestinal.

  • Quitosano

O Quitosano é eficaz na redução de colesterol, esta fibra natural absorve a gordura saturada antes de ser metabolizada, formando um gel digerível que é eliminado pelo trato digestivo, o que anula o seu efeito calórico.

Eficaz na redução do colesterol, não deve ser tomado por pessoas alérgicas a crustáceos, grávidas e crianças.

4 cuidados a tomar com os suplementos

Se deseja começar uma dieta com suplemento alimentar, considere as seguintes precauções:

  • Se vai fazer uma cirurgia, toma medicação ou tem uma doença crônica, deve aconselhar-se com o seu médico antes de iniciar a ingestão de suplementos.
  • Siga as instruções da embalagem e não exceda as doses recomendadas.
  • Se sentir algum efeito colateral que a preocupe pare de tomar e consulte o seu médico.
  • Tenha presente que natural nem sempre é sinônimo de inócuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *